Seja bem-vindo
São Paulo,16/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Lula Destaca Autonomia de Gabriel Galípolo e Critica Elon Musk

Novos Desafios para o Banco Central e Conflitos Legais com o Bilionário

Agência Paparazzi Brasil
Lula Destaca Autonomia de Gabriel Galípolo e Critica Elon Musk Agência Paparazzi Brasil


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (30) que Gabriel Galípolo, futuro presidente do Banco Central, terá plena autonomia para atuar no órgão. Galípolo, economista indicado por Lula na última quarta-feira (28), foi anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Palácio do Planalto.

Em entrevista à Rádio MaisPB, em João Pessoa, Lula ressaltou que Galípolo terá um mandato de quatro anos, igual ao do presidente da República. "É um jovem extremamente competente. Ele vai trabalhar com a autonomia que trabalhou o Meirelles [Henrique Meirelles, ex-presidente do BC]. Isso dá a ele o direito de fazer as coisas corretas", afirmou.

O presidente enfatizou que Galípolo terá liberdade para ajustar as taxas de juros conforme necessário, mas destacou a importância de fornecer explicações para tais decisões.

Galípolo, ex-secretário de Economia e Transportes do governo de São Paulo, também trabalhou na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no Centro Brasileiro de Relações Internacionais e no Banco Fator. Desde julho do ano passado, ele ocupa a diretoria de Política Monetária do Banco Central.

Lula aproveitou para criticar o atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a taxa Selic de 10,5% ao ano. O presidente manifestou sua discordância com a autonomia do Banco Central, afirmando que, se pudesse, seria contra. "Eu acho que o presidente da República tem o direito de indicar e de tirar o presidente do Banco Central se não gostar. Coloco o Galípolo com mandato e se ele fizer algo muito errado, o que fazer? Não sei quem criou a ideia de que o cara é intocável", comentou.

Elon Musk

Sobre o bilionário Elon Musk, Lula comentou a não conformidade com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que ordenou que Musk, proprietário da rede social X (antigo Twitter), indicasse um representante legal no Brasil em 24 horas. Musk não cumpriu a ordem no prazo estipulado.

"Não é porque o cara tem muito dinheiro que ele pode desrespeitar. Ele é um cidadão americano, não é um cidadão do mundo. Ele tem que respeitar a decisão da Suprema Corte brasileira", declarou Lula.

Nesta tarde, o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão da rede social X no Brasil devido ao descumprimento da intimação. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) será responsável por implementar a suspensão em 24 horas e notificar as operadoras de telefonia para bloquearem o acesso. As operadoras também deverão impedir o uso de VPNs para burlar a suspensão.


Siga a Agência Paparazzi Brasil nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.